Óleo de Cártamo: a solução para eliminar a indesejada barriguinha

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das maiores queixas de quem faz dietas ou exercícios físicos é a dificuldade de perder aquela indesejada barriguinha. E a explicação para isso é muito fácil, a área abdominal é similar a um armazém de energia extra para o corpo, esta região quando estamos em fase de muito estresse tende também a acumular gordura, já aconteceu comigo e fiz uso do óleo de cartamos e fiquei com uma cinturinha incrível!

Mas como se livrar de toda essa “energia extra”? Uma solução natural que tem se tornado cada vez mais popular é o uso do óleo de cártamo.

O cártamo (Carthamustinctorius) é uma planta originária do Oriente Médio, com uma raiz bem profunda, permitindo sua sobrevivência mesmo em regiões extremamente secas. Ele é da mesma família que o girassol e, assim como este, apresenta flores que variam entre amarelo e laranja.

Inicialmente suas flores eram utilizadas como corante para cosméticos e tecidos, ou como tempero (parecido com o açafrão). Atualmente o cártamo é cultivado por todo o mundo, com a principal finalidade de extração do óleo de suas sementes.

Quer saber quais são os benefícios do óleo de cártamo e como ele pode eliminar gordura abdominal? Leia o artigo até o final e comece a consumir hoje mesmo.

barriga 300x200 - Óleo de Cártamo: a solução para eliminar a indesejada barriguinha

 

Benefícios do óleo de cártamo para saúde

Os benefícios do óleo de cártamo começam a ser explicados por sua composição:

  • Ômega 6 (ácido linoleico) e Ômega 9 (ácido oleico) – ácidos graxos essenciais que não são produzidos pelo organismo.
  • Vitamina E – poderoso antioxidante natural.
  • Fitoesteróis
  • Vitamina K

As vantagens de seu consumo irão refletir tanto externamente quanto internamente, melhorando o sistema imunológico, a aparência da pele e, é claro, queimando gorduras.

Veja abaixo 7 benefícios do óleo de cártamo para saúde:

  1. Antioxidante natural: devido ao seu conteúdo em vitamina E, o óleo protege o organismo contra ação dos radicais livres endógenos e exógenos (poluição, raios solares). Combatendo diversos males e, evitando o envelhecimento precoce.
  2. Saúde capilar: o ômega 9 age ativando a circulação da região do couro cabeludo, estimulando o crescimento e renovando a força dos fios. Assim, tanto em cosméticos, como ingerido na alimentação, esse nutriente mantém as madeixas mais sedosas e brilhantes.
  3. Diminui os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual): agora é a vez do ômega 6. Esse ácido graxo essencial pode estabilizar a flutuação hormonal típica desse período, amenizando as dores e incômodos da menstruação. Além disso, há relatos que o ômega 6 consegue regular os ciclos menstruais.
  4. Melhora a aparência da pele:mais um ponto para o ômega 6. O ácido linoleico se junta à oleosidade natural da pele desobstruindo os poros, com isso diminuem as manchas e acnes. Este componente também estimula a regeneração das células da derme, prevenindo o surgimento de celulites (é isso mesmo mulherada!) e,nos proporcionando uma aparência mais jovem.
  5. Sistema cardiovascular: o óleo de cártamo combate o LDL (colesterol ruim), impedindo que ele seja direcionado para corrente sanguínea. Alguns estudos mostram que ele também pode aumentar os níveis de HDL (colesterol bom). Dessa forma ele é eficaz em impedir problemas cardiovasculares, tais como aterosclerose, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão arterial.
  6. Regula os níveis de triglicerídeos: os nutrientes presentes no óleo, com ênfase no ômega 9, podem reduzir o teor de triglicerídeos do sangue.
  7. Saúde cerebral: os dois ácidos graxos presentes são importantes para as funções cerebrais, proporcionando o bom funcionamento do sistema nervoso.

pele bonita 200x300 - Óleo de Cártamo: a solução para eliminar a indesejada barriguinha

Como o óleo de cártamo ajuda a emagrecer? E a gordura abdominal?

Você já devia estar se perguntado quando a eliminação das gordurinhas seria mencionada.Pois saiba que o óleo de cártamo auxilia no processo de emagrecimento de diversas maneiras.

Primeiramente, seu consumo diário retarda o esvaziamento gástrico, fazendo com que os receptores contidos nas paredes do estômago enviem sinais de satisfação por mais tempo ao nosso cérebro. Aumentando a sensação de saciedade.

Somando-se a isso, o ômega 6 age como catalisador na queima da gordura marrom. A gordura marrom tem a função de proteger os órgãos vitais, localizada principalmente na região visceral. O que acontece é uma compensação, invés do corpo queimar a gordura marrom ele busca energia na gordura branca da barriga, quadril e cintura, eliminando esses depósitos de adipócitos.

O ômega 9, por sua vez, atua sob a produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pelo acúmulo de gordura abdominal.

Por fim, segundo um estudo da Universidade de Ohio (EUA), o óleo ainda aumenta a produção da adiponectina, um hormônio com a função de reduzir a absorção do colesterol e das gorduras pelo intestino.

corpo bonito 300x200 - Óleo de Cártamo: a solução para eliminar a indesejada barriguinha

Recomendação diária

O óleo de cártamo pode ser usado in natura ou no formato de cápsulas. Sua recomendação diária é, no máximo, 2 cápsulas ou 2 colheres de sopa.

O consumo deve ser feito preferencialmente 30 minutos antes das principais refeições.

Ele é ótimo para ser ingerido antes dos treinos, 1 antes de malhar e outro após, assim ele acelera a queima de gordura abdominal nos treinos. Eu tomava antes das refeiçoes, mas depois fazia uma caminhada, funcionou bem.

Lembre-se que, apesar de todos os benefícios, estamos falando de um óleo, não ultrapasse a recomendação.

Teoricamente não existem contraindicações, porém, gestantes, lactantes ou mulheres que estão tentando engravidar devem consultar o médico antes de inclui-lo na dieta.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe. Já usou o óleo de cártamo? Conte-nos sua experiência nos comentários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *