10 alimentos que elevam o bom-humor sem mexer nos ponteiros da balança

Tempo de leitura: 4 minutos

HealthySalad 300x169 - 10 alimentos que elevam o bom-humor sem mexer nos ponteiros da balançaNo trabalho, quando estava em um período de estresse elevado, sentia diariamente vontade de comer doces, lanches e isso de certa forma me dava um sensação de prazer como se aquele fosse o meu momento “bom” do  dia. Com você já aconteceu isso?

Os alimentos afetam o humor, isso é um fato! Quem nunca ficou mal-humorado por perder a hora do almoço? Ou porque estava de dieta? Agora doces, sorvetes, pães, pizzas, macarronada… isso sim, sempre traz alegria não é mesmo?

Na verdade, mais ou menos. O que acontece com seu corpo quando você ingere um alimento rico em carboidratos, como os citados acima, são os chamados picos de insulina. A insulina é responsável por levar as moléculas de glicose até os órgãos-alvo (cérebro, músculos, etc.)… é por isso que parecemos ter tanta energia depois de comer um docinho.

Mas, como tudo aquilo que está em excesso é ruim, os altos índices de insulina na corrente sanguínea podem levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. Somando-se a isso, toda essa glicose que está “de sobra” acaba sendo armazenada na forma de gordura. Em outras palavras, refletindo em quilinhos extras.

Calma! Isso não quer dizer que para manter o peso você deve ser infeliz… existem diversos alimentos naturais associados ao bom humor e, que não interferem nos ponteiros da balança. Quer saber quais alimentos consumir quando bate aquela “bad”? Leia o artigo até o final e transborde bom-humor.

woman 674977 1920 300x177 - 10 alimentos que elevam o bom-humor sem mexer nos ponteiros da balança

Serotonina, o neurotransmissor da felicidade

Todos os alimentos que ingerimos contêm substâncias e nutrientes que vão agir estimulando diferentes neurotransmissores. Esses transmissores servem para passar as mensagens de um neurônio para o outro, como se ocorresse um enorme “telefone sem fio” em nosso cérebro.

Dentre os neurotransmissores, a serotonina pode ser considerada responsável pela sensação de felicidade. Sua ação regula o sono, a memória, o bem-estar, o otimismo e o prazer, elevando o bom-humor.

Existem estudos comprovando que pacientes com depressão apresentam baixos níveis desse neurotransmissor.

Outro resultado da falta de serotonina no organismo é maior vontade de comer alimentos carregados em açúcar e carboidratos (olha o pico de insulina aí!).

Mas como aumentar os níveis de serotonina? A ingestão de determinados nutrientes acarreta em maior produção de serotonina pelo organismo. Dentre esses nutrientes, podemos destacar:

  • Triptofano (aminoácido precursor da serotonina)
  • Ácido fólico
  • Vitamina B6
  • Magnésio
  • Vitamina C
  • Antioxidantes
Veja a lista a seguir, com 10 alimentos deliciosos e que trazem esses nutrientes em sua composição, deixando você mais calmo e bem-humorado.

feliz 300x202 - 10 alimentos que elevam o bom-humor sem mexer nos ponteiros da balança

10 alimentos que elevam o bom-humor

  1. Banana: rica em carboidratos e vitamina B6, a banana reduz a ansiedade e auxilia a ter boas noites de sono. Outra vantagem é que os carboidratos (frutose) presentes nessa fruta saciam a vontade de comer doces.
  2. Brócolis: contém magnésio e ácido fólico, aumentando a produção de serotonina e dopamina (outro neurotransmissor associado ao bem-estar). Essa iguaria ainda melhora a digestão e evita a retenção de líquidos.
  3. Aveia: este cereal é recheado de triptofano e selênio, proporcionando bem-estar e fornecendo energia para realizar as tarefas do dia. Coma logo cedo, no café-da-manhã.
  4. Uva: o efeito anti-estresse dessa frutinha está ligado às vitaminas do complexo B, vitamina C e antioxidantes. A uva retarda o envelhecimento, combate o colesterol e traz energia para o corpo.
  5. Abacate: lotado de gorduras do bem (monoinsaturadas), vitaminas do complexo B, E e K, o abacate aumenta a sensação de felicidade, sacia a fome, protege contra as doenças coração e alguns tipos de câncer. Para completar, ele é um excelente acompanhamento para saladas.
  6. Café e chás: energético natural, a cafeína melhora o funcionamento do sistema nervoso central, o desempenho físico e o humor. Apesar dos seus benefícios, essas bebidas devem ser consumidas moderadamente, principalmente depois das 18h, para não atrapalhar o sono.
  7. Limão: essa fruta azedinha traz inúmeros benefícios à saúde. A vitamina C estimula a ação da serotonina, proporcionando o bem-estar. Somando-se a isso, o limão tem um alto poder de desintoxicar o organismo e acelerar o metabolismo, estando presente em diversas receitas emagrecedoras (chás e sucos detox). Comece a consumir o suco de 1 limão por dia, você vai notar a diferença.
  8. Alface:essa verdura contém lactucina em seu talo, uma substância com ação calmante. Portanto, use e abuse da boa e velha saladinha de alface.
  9. Nozes, castanhas e amêndoas: essas oleaginosas possuem a tríade da boa memória: selênio, cobre e magnésio, que “de quebra”, ainda diminuem o estresse.
  10. Chocolate: sim! Eu tenho certeza que até agora você estava achando essa lista chata e sem graça. Mas o nosso querido chocolate, mais especificamente, o cacau, também é amigo do bom humor (e como!). O cacau possui carboidratos e triptofano. Dê preferência às versões meio amargo ou 70% cacau.

Não se esqueça que o sedentarismo é um inimigo do bom-humor, a prática de atividades físicas, assim como a ingestão desses alimentos, estimula a liberação dos neurotransmissores associados à felicidade.

Try ORGANICO e1538514546441 - 10 alimentos que elevam o bom-humor sem mexer nos ponteiros da balança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *